Inscrever-me!

PRÓXIMAS ACTIVIDADES

Foto: JF de Cortes do Meio

Cortes do Meio

6 de Junho de 2021

[Inscrições FECHADAS]

Por termos atingido o limite previsto de inscrições para esta actividade, as inscrições estão encerradas

No próximo dia 6 vamos até às Cortes do Meio para uma caminhada que terá início na povoação e que nos levará até às encostas da Serra da Estrela. Trata-se de um percurso circular, que será orientado pelos nossos sócios e amigos Tibério e Albertino.

A caminhada alternará entre a zona da ribeira e as encostas da Estrela, numa paisagem diversa e sempre encantadora. Trata-se de uma caminhada de dificuldade média-alta, com uma subida inicial de maior dificuldade.

No âmbito do nosso plano de contingência, o transporte deverá ficar por conta dos participantes. Quem não tiver automóvel e necessitar de boleia deverá indicá-lo no acto de inscrição.

No final haverá um almoço (opcional) que decorrerá na sede da banda filarmónica de Cortes do Meio, permitindo o cumprimento das regras da DGS. 

Tendo em conta as restrições devido à pandemia, iremos seguir o nosso plano de contingência COVID, plano esse que define as regras relativas à segurança e conforto de todos os participantes da caminhada (distanciamento, obrigatoriedade de uso de máscara, …) e que poderá ser consultado aqui.  

Actividade EXCLUSIVA PARA SÓCIOS DOS CAMINHEIROS DA GARDUNHA

PROGRAMA:

07h00 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha
07h30 – Saída para as Cortes do Meio
08h20 – Concentração nas Cortes do Meio
08h30 – Início da Caminhada
13h00 – Almoço
14h45 – Regresso ao Fundão


CAMINHADA

Caminhada em autonomia. Será distribuído um reforço alimentar devidamente acondicionado antes do início da caminhada. Os participantes deverão levar a sua própria chávena / caneca.

Distância: 13,5km

Dificuldade: média-alta

Percurso: Circular. Início e fim em Cortes do Meio

TRANSPORTE

Quem tiver possibilidades, deverá dirigir-se para as Cortes do Meio pelos seus próprios meios. Quem não tiver veículo nem boleia deverá informar-nos.

De forma a coordenarmos as boleias para o início da caminhada, em função dos carros disponíveis, os sócios que precisem de transporte até Cortes do Meio deverão indicá-lo nos comentários do formulário e comparecer na sede dos Caminheiros da Gardunha às 7h00 em ponto.

O transporte de regresso ao Fundão será feito após o almoço.

ALMOÇO

Haverá almoço para quem quiser almoçar após a caminhada (ver preço). TODOS deverão trazer o seu próprio prato, copos e talheres. Quem não quiser participar do almoço, poderá trazer a sua própria merenda e almoçar no mesmo espaço.

Em cumprimento com as normas da DGS, o espaço permite distanciamento físico.

INSCRIÇÃO

Inscrição:
Sem almoço: 3 passos
Com almoço: 8 passo

Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar.

Limite de inscrições: 20 participantes

Data limite: Quinta-feira dia 3 de Junho – 23h59

As inscrições serão consideradas válidas após confirmação de pagamento. Este pode ser feito por:

  • por transferência bancária para o NIB: 0045 4020 40132278874 46, fazendo-nos chegar o respectivo comprovativo por e-mail

FORMULÁRIO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Termos e condições de participaçãoclicar aqui para ler

Regras de participação/protecção COVIDclicar aqui para ler

Formulário desactivado

VI “Gardunha sem Lixo!”

Ponte Nova / Barquinho – Souto da Casa
15 de Maio de 2021

[PARTICIPAÇÃO LIVRE]

Os Caminheiros da Gardunha organizam no próximo sábado, dia 15 de maio, às 15hh0, a VI edição da atividade “Gardunha sem Lixo!”, no Sítio do Barquinho, Ponte Nova, na freguesia do Souto da Casa.

Com esta iniciativa, pretende-se congregar esforços de voluntariado para operações de limpeza do lixo no território da Gardunha e, simultaneamente, sensibilizar a comunidade para as consequências do depósito ilegal de lixo que todos os dias se verifica. É, também, uma forma de alertar as entidades com responsabilidades nestas áreas de intervenção, para a necessidade de uma maior atenção e fiscalização.Todos os que se quiserem voluntariar para participar, serão bem-vindos, bastando para tal apresentarem-se no local munidos de luvas e, se possível, com galochas, sachos ou pás.

Devido às restrições da pandemia, será obrigatório o uso de máscara durante as concentrações ou sempre que não seja possível manter a distância mínima de segurança de 2m em relação a outros participantes que não sejam coabitantes.

OUTRA FORMA DE PARTICIPAÇÃO

Devido às restrições impostas pela pandemia, no ano passado a atividade desenrolou-se com um modelo diferente, que mantemos em paralelo com a atividade descrita acima. Assim, desafiamos todos os cidadãos a munirem-se de um saco nos seus passeios pela natureza, enchendo-o com o lixo que forem recolhendo pelo caminho.

Depois, para inspirar mais pessoas a juntarem-se a esta causa, os participantes deverão tirar uma fotografia com o lixo recolhido e partilhá-la no Facebook, no seu mural e na página dos Caminheiros da Gardunha com a hashtag #GardunhaSemLixo.

Caso não possuam conta nesta rede social, poderão enviar as respetivas fotografias para o e-mail da associação cujo endereço é caminheirosdagardunha@gmail.com.Recorde-se que a iniciativa “Gardunha Sem Lixo!” já contribuiu para retirar várias toneladas de lixo da Serra da Gardunha em zonas tão diversas como a Portela, o Parque do Convento e o Cabeço de São Macário. Curiosamente, estas últimas duas iniciativas foram brindadas com a descoberta de artefactos arqueológicos que imediatamente foram entregues ao Município para usufruto da comunidade.Esta atividade, contará com o apoio da Junta de Freguesia do Souto da Casa. 

COMO CHEGAR AO BARQUINHO

A partir da rotunda do Castelejo, seguir na direção de São Vicente da Beira pela N352. Logo a seguir à ponte, entrar por um caminho, junto a um antigo lagar em ruínas, e seguir em frente durante uma centena de metros.


ÚLTIMAS Actividades:

“Por este rio abaixo”
GRZ /GR33 – Grande Rota do Zêzere

Alcaria – Barco
9 de Maio de 2021

[INSCRIÇÕES FECHADAS]
As inscrições são agora feitas para a lista de espera, ficando a aguardar eventuais desistências ou não confirmação de inscrições já recebidas. (ver formulário)

Terminado o confinamento e as circunstâncias que impediam a realização das nossas actividades, regressamos às caminhadas já no próximo Domingo, dia 9 de Maio, com uma caminhada pelas margens do rio Zêzere.

Este percurso decorrerá entre Alcaria e o Barco, percorrendo o traçado da Grande Rota do Zêzere. Trata-se de um percurso linear, com 13km e dificuldade média, sempre à vista do rio Zêzere e alternando entre as suas margens (e entre os concelhos do Fundão e da Covilhã).

Será um percurso linear de 13km e média dificuldade. Sensivelmente a meio do percurso, no Pesinho, será estabelecido um ponto de apoio para fornecimento de água e café. Haverá reforço alimentar que será distribuído em sacos individuais antes do início da caminhada. 

Tendo em conta as restrições devido à pandemia, iremos seguir o nosso plano de contingência COVID, plano esse que define as regras relativas à segurança e conforto de todos os participantes da caminhada (distanciamento, obrigatoriedade de uso de máscara, …) e que poderá ser consultado aqui.  

Actividade EXCLUSIVA PARA SÓCIOS DOS CAMINHEIROS DA GARDUNHA

PROGRAMA:

07h30 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha
08h00 – Saída para Alcaria / Concentração em Alcaria para quem aí se juntar ao grupo
08h15 – Início da Caminhada
10h30 – Passagem pelo Pesinho
12h30 – Chegada ao Barco.


CAMINHADA

Caminhada em semi-autonomia. Será distribuído um reforço alimentar devidamente acondicionado antes do início da caminhada. Haverá um ponto de apoio para fornecimento de água e distribuição de café no Pesinho. Os participantes deverão levar a sua própria chávena / caneca. Haverá um carro de apoio disponível em caso de necessidade.

Distância: 13km

Dificuldade: média

Percurso: Parque Fluvial de Alcaria – Peso – Pesinho – Barco

TRANSPORTE

Quem tiver possibilidades, deverá dirigir-se ao parque fluvial de Alcaria pelos seus próprios meios. Quem não tiver veículo nem boleia deverá informar-nos.

De forma a coordenarmos as boleias para o início da caminhada, em função dos carros disponíveis, os sócios que precisem de transporte até Alcaria deverão indicá-lo nos comentários do formulário e comparecer na sede dos Caminheiros da Gardunha às 7h30 em ponto.

No final da caminhada, à chegada ao Barco transportaremos os condutores de volta a Alcaria para aí recuperarem os seus veículos e poderem em seguida ir buscar os seus respectivos passageiros ao Barco.

INSCRIÇÃO

Inscrição: 2 pontes

Inscrição inclui: seguro, ficha técnica do percurso, reforço alimentar.

Limite de inscrições: 40 participantes

Data limite: Quinta-feira dia 6 de Maio – 23h59

As inscrições serão consideradas válidas após confirmação de pagamento. Este pode ser feito por:

  • por transferência bancária para o NIB: 0045 4020 40132278874 46, fazendo-nos chegar o respectivo comprovativo por e-mail

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close