Inscrever-me!

PRÓXIMA ACTIVIDADE

JANTAR DE NATAL 2022

Restaurante do Pavilhão Multiusos / Centro de Negócios e Serviços – Fundão

10 de Dezembro de 2022 – 20h00

[Inscrições ABERTAS]

O Natal é tradicionalmente a festa da família e é por isso que pretendemos reunir a família dos Caminheiros da Gardunha (sócios, respetivos familiares e amigos) num jantar convívio, para celebrar a quadra que se aproxima.

O jantar de Natal terá lugar no próximo dia 10 de dezembro, sábado, às 20h00, no restaurante do Pavilhão Multiusos / Centro de Negócios e Serviços do Fundão.

Ementa:

Entradas

Caldo Verde

Bacalhau com broa acompanhado por batata à padeiro
(haverá uma alternativa vegetariana a anunciar)

Água, vinho ou sumo

Sobremesa

Café

Preço por pessoa: 15,00 Euros

As inscrições deverão ser feitas até às 12h de sexta-feira, dia 9 de dezembro, através do formulário cuja ligação se encontra abaixo ou presencialmente, na nossa sede, no sábado, entre as 15h00 e as 17h00.

TROCA DE PRESENTES

Para entrarmos no espírito da quadra natalícia, iremos promover uma troca simbólica de presentes entre todos os participantes. Assim, cada pessoa deverá trazer um presente, cujo valor não deverá exceder os 3€, para essa troca, troca essa que será feita por sorteio entre todos os caminheiros presentes no jantar.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – CLICAR AQUI

ÚLTIMAS ATIVIDADES / ATIVIDADES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS

“VAMOS AOS MÍSCAROS” 2022

Míscaros – Festival do Cogumelo – Alcaide

Fundão – Alcaide
20 de Novembro de 2022

[Inscrições FECHADAS]

Os Caminheiros da Gardunha associam-se novamente ao Festival “Míscaros”, no Alcaide, para propor uma caminhada no próximo Domingo, dia 20 de Novembro, até esta bela aldeia nas faldas da Serra da Gardunha, por estes dias transformada na capital nacional do cogumelo.

Esta caminhada é uma co-organização da Liga dos Amigos do Alcaide e da Freguesia do Alcaide em parceria com os Caminheiros da Gardunha.

O percurso linear irá levar os participantes a caminhar do Fundão até ao Alcaide passando por Alcongosta e Donas, assim como por alguns dos mais belos recantos da Serra da Gardunha nesta altura pintado em cores de Outono que, ao mesmo tempo, oferece uma vista privilegiada para a Cova da Beira. A distância total será de 14,5km,

No final da actividade haverá transporte de regresso ao Fundão às 14h30.

ESTA  ACTIVIDADE NÃO É UM PASSEIO MICOLÓGICO nem tem relação com os passeios micológicos integrados no programa do festival.

PROGRAMA 

08h00: Concentração na Sede dos Caminheiros da Gardunha

08h30: Início da caminhada

13h00: Chegada ao Alcaide – Almoço

CAMINHADA 

O percurso começa na sede dos Caminheiros da Gardunha, seguindo depois até Alcongosta. Aí, entramos na Rota dos Castanheiros que nos levará a passar pelas Donas, percorrendo e admirando as levadas do regadio tradicional, antes de entrarmos nos cerejais ao redor do monte de São Macário. A partir daí, será entre tons outonais de folhagem que percorreremos os últimos quilómetros, sempre com uma vista privilegiada e lindíssima do Alcaide.

A caminhada realiza-se em semi-autonomia, com a disponibilização de um ponto de apoio para reforço alimentar e hidratação sensivelmente a meio do percurso. À luz da nossa política de caminhadas sem plástico, cada participante deverá levar a sua própria caneca ou copo, assim como o seu cantil de água que poderá ser reabastecido no ponto de apoio.

Distância: 14,5 km
Altitude máxima: 680m
Altitude mínima: 490m
Subida acumulada: 560m
Dificuldade: Média/Alta
Percurso: Linear. Início na sede dos Caminheiros da Gardunha e fim no Alcaide. Passagem por Alcongosta e pelas Donas.

TRANSPORTE

Haverá transporte de regresso ao Fundão após o almoço. A partida do autocarro está prevista para as 14h30. Quem quiser optar por ficar poderá fazê-lo, regressando depois no autocarro normal do festival (ver página da organização).

ALIMENTAÇÃO

A caminhada será apoiada, havendo um ponto de apoio para reforço alimentar, café, chá e água.

Recomendamos o uso de um cantil para transporte de água, que poderá ser reabastecido no ponto de apoio do percurso, e pedimos que todos os participantes tragam também uma chávena, copo ou caneca para o café.

No festival poderão optar por almoçar numa das muitas tasquinhas aí existentes ou optar pelo já tradicional arroz de míscaros oferecido pela Liga dos Amigos do Alcaide nas suas instalações.

INSCRIÇÃO

A inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, almoço (opcional) e transporte de regresso ao Fundão

Data-limite: 17 de Novembro 23h59.

Preço da inscrição:

  • Sócios dos Caminheiros da Gardunha com quotas em dia: 3 míscaros
  • Público geral: 5 míscaros

INSCRIÇÕES FECHADAS

ROTA DA MAÚNÇA 2022

23ª Mostra de Artes e Sabores da Maúnça

Santa Luzia (Castelejo) – Açor
13 de Novembro de 2022

[Inscrições FECHADAS]

No próximo Domingo dia 13 de Novembro voltamos a subir à Serra da Maúnça para participar na Mostra de Artes e Sabores da Maúnça na bonita e hospitaleira aldeia do Açor. A caminhada terá início no santuário de Santa Luzia, na aldeia de Castelejo, mas este ano o percurso apresenta importantes alterações.

Desde logo, a caminhada irá desenvolver-se no seu terço inicial pela floresta que preenche as abas da Serra da Maúnça entre o vale da Enxabarda e o vale da Ribeira do Vale d’Urso, subindo por aí até ao parque eólico e ao Cabeço da Moeda, a quase 1000m de altitude, de onde poderemos apreciar uma vista fantástica.

Daí, segue pela via do parque eólico até à Eira dos 3 Termos antes de continuar até ao caminho que desce para o Açor. Antes de entrarmos na aldeia, percorreremos os socalcos de cultivo que lhe são sobranceiros e que permitirão uma vista diferente do habitual da povoação. Lá ao fundo, a música chamará para nos juntarmos à festa mas não sem antes comermos o almoço bem merecido.

Após o almoço, os participantes poderão passear livremente pela aldeia, apreciando as várias tasquinhas instaladas nas caves das casas e até participar no magusto comunitário, onde as castanhas e a jeropiga são gratuitas e sempre deliciosas.

Para o regresso, haverá um autocarro para o regresso ao santuário de Santa Luzia e ao Fundão, com paragem no Castelejo e Souto da Casa. O autocarro partirá do campo de futebol às 15h00.

Organização: Município do Fundão, Junta de Freguesia do Castelejo, Associação Pastores do Açor, Caminheiros da Gardunha.

PROGRAMA

08h30 – Concentração no santuário de Santa Luzia – Castelejo. Registo dos participantes
09h00 – Início da caminhada
13h00 – Chegada ao Açor e almoço (sede da associação Pastores do Açor)
15h00 – Regresso ao santuário de Santa Luzia em autocarro

CAMINHADA

Distância: 14km
Altitude máxima: 970m
Altitude mínima: 480m
Subida acumulada: 425m
Dificuldade: média/alta
Percurso: Linear. Início no Santuário de Santa Luzia no Castelejo e fim na aldeia do Açor

TRANSPORTE

Cada participante deverá assegurar o seu próprio transporte até ao santuário de Santa Luzia, no Castelejo. Após o almoço, haverá um autocarro para trazer de volta os participantes ao dito santuário às 15h. Existe um outro autocarro mais tarde, conforme informação da própria organização da Mostra de Artes e Sabores da Maúnça.

Os sócios dos Caminheiros da Gardunha que não tiverem viatura própria para se deslocarem para o santuário de Santa Luzia deverão informar-nos atempadamente de forma a poderem ter boleia. Os lugares são limitados.

ALIMENTAÇÃO

A caminhada será apoiada, havendo um primeiro ponto de apoio para reforço alimentar e um segundo para reabastecimento de água.

À chegada, será servido um almoço na sede da associação Pastores do Açor. A ementa é feijoada (com variante vegetariana) e a participação no almoço é opcional. Quem preferir, poderá almoçar por sua conta numa das várias tasquinhas da aldeia.

Recomendamos o uso de um cantil para transporte de água, que poderá ser reabastecido no ponto de apoio do percurso, e pedimos que todos os participantes tragam também uma chávena, copo ou caneca para o café.

INSCRIÇÃO

Inscrição:

Com almoço

  • sócios dos Caminheiros da Gardunha (com quotas em dia): 10 castanhas
  • restantes: 13 castanhas

Sem almoço:

  • sócios dos Caminheiros da Gardunha (com quotas em dia): 3 castanhas
  • restantes: 5 castanhas

Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, almoço e transporte

Data limite: Quinta-feira, dia 10 de Novembro de 2022 – 23h59

As inscrições apenas serão consideradas válidas após confirmação de pagamento.

NA ROTA DAS INVASÕES FRANCESAS

Atalaia do Campo – Alpedrinha
9 de Outubro de 2022

[Inscrições FECHADAS]

Os Caminheiros da Gardunha irão realizar um Caminhada interpretativa e evocativa da passagem das Invasões Francesas pelo concelho do Fundão, no próximo dia 9 de outubro, e que tem como principal objetivo recordar os momentos e personalidades marcantes para a história do concelho do Fundão no período em causa.

Desta vez, percorreremos os caminhos entre Atalaia do Campo e Alpedrinha, ligando alguns episódios das Invasões Francesas ocorridos nestas localidades.

PROGRAMA

07h30 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha – Registo dos participantes
08h00 – Saída para a Atalaia do Campo em autocarro
08h20 – Concentração em Atalaia do campo e início da caminhada
13h00 – Almoço em Alpedrinha – Casa do Povo
14h30 – Regresso ao Fundão em autocarro

CAMINHADA

Distância: 10km
Altitude máxima:
Altitude mínima:
Subida acumulada:
Dificuldade: média
Percurso: Linear. Início em Atalaia do Campo e fim em Alpedrinha

TRANSPORTE

O transporte será feito em autocarro, tanto do Fundão para Atalaia do Campo como depois o regresso de Alpedrinha para o Fundão. Quem, por conveniência, se juntar ao grupo em Atalaia do Campo, terá também transporte para poder recuperar o seu carro.

ALIMENTAÇÃO

Será distribuído um reforço alimentar durante o percurso e no final da caminhada, em Alpedrinha, será servido um almoço. No âmbito do esforço conjunto por actividades mais sustentáveis e mais amigas do ambiente, pedimos a todos os participantes que levem uma chávena ou copo, assim como prato e talheres.

Recomendamos também o uso de um cantil para transporte de água, que poderá ser reabastecido no ponto de apoio do percurso.

INSCRIÇÃO

Inscrição:

  • sócios dos Caminheiros da Gardunha (com quotas em dia): 8 soldados
  • restantes: 10 soldados

Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, almoço e transporte

Limite de inscrições: 50 participantes .

Data limite: Quinta-feira, dia 6 de outubro de 2022 – 23h59

As inscrições serão consideradas válidas após confirmação de pagamento.

INSCRIÇÕES FECHADAS

ÚLTIMAS ATIVIDADES / ATIVIDADES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Caminhada FATELA-MEIMOA

Fatela
2 de Outubro de 2022

[Inscrições FECHADAS]

No próximo dia 2 de outubro vamos percorrer os caminhos e os espaços que separam a aldeia da Fatela da Ribeira da Meimoa. Trata-se de uma caminhada circular, de baixa/média dificuldade, com menos de 13km, que promete alguma aventura junto da Ribeira, bem como o conhecimento de algum património local.

O encontro é no Largo Joaquim Ferreira Ventura, em frente à Junta de Freguesia, onde começa e termina este percurso.

Pede-se aos participantes que levem os seus próprios prato, talheres e chávena / caneca, não só para o ponto de reabastecimento como para o almoço.

PROGRAMA

08h00 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha
08h15 – Saída para a Fatela
08h30 – Concentração No Largo Joaquim Ferreira ventura e início da caminhada
13h00 – Fim da caminhada – Almoço oferecido pela Junta de Freguesia da Fatela

CAMINHADA

Caminhada apoiada. Os participantes deverão levar a sua própria chávena / caneca

Distância: 12km
Altitude máxima: 560m
Altitude mínima: 420m
Subida acumulada: 230m
Dificuldade: baixa/média
Percurso: Circular. Início e fim no Largo Joaquim Ferreira Ventura, junto à Junta de Freguesia da Fatela

TRANSPORTE

Recomendamos que tem tiver viatura própria se desloque até à Fatela pelos seus próprios meios. Os participantes que precisarem de boleia deverão indicar-nos esse facto na inscrição e comparecer na nossa sede à hora marcada. Os lugares são limitados.

ALIMENTAÇÃO

Será distribuído um reforço alimentar em dois pontos do percurso. Os participantes deverão levar uma chávena ou copo.

No final da caminhada será servido o almoço oferecido pela Junta de Freguesia da Fatela. Será servido caldo verde, rancho e fruta. Haverá uma alternativa vegetariana. Os participantes deverão levar prato, talheres e copo ou chávena.

INSCRIÇÃO

Inscrição: 5 passos

Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar. Almoço oferecido pela Junta de Freguesia da Fatela.

Limite de inscrições: 60 participantes – Atividade exclusiva para sócios dos Caminheiros da Gardunha e residentes na Freguesia da Fatela.

Data limite: Quinta-feira, dia 29 de setembro de 2022 – 23h59

As inscrições serão consideradas válidas após confirmação de pagamento.

ROTA DAS ESTRELAS

Quatro-Caminhos – Alcongosta/Souto da Casa
28 de Agosto de 2022

[Inscrições FECHADAS]

A noite do próximo dia 28 de Agosto calçamos novamente as botas mas desta vez para olhar para as estrelas. Trata-se de mais uma edição da Rota das Estrelas, uma caminhada que nos vai levar à descoberta do firmamento e dos corpos celestes, algo que só as fantásticas noites de Agosto permitem.

O percurso começa desta vez no sítio dos Quatro-Caminhos (Estrada Alcongosta-Souto da Casa) e será circular, com uma distância de 6km e dificuldade média.

Esta caminhada tem a participação especial é João Retrê, astrónomo e membro do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que, numa paragem a meio do percurso, nos guiará numa observação por telescópio dos corpos celestes que preenchem o céu nocturno.

Esta actividade conta com o apoio do Município do Fundão e terá este ano a participação da Associação Histérico, que irá participar nesta actividade como parte integrante do festival Gardunha Fest e proporcionando aos interessados um raide de fotografia do céu nocturno conduzido pelo fotógrafo Luís Agostinho.

A participação no raide será opcional devendo os interessados levar a sua máquina fotográfica. Quem não estiver interessado em participar no workshop prosseguirá a caminhada após a observação astronómica.

PROGRAMA

20h30 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha
20h45 – Concentração no sítio dos Quatro-Caminhos
21h00 – Início da caminhada
Paragem durante a caminhada: 
– Apresentação de João Retrê e observação de corpos celestes
– Raide fotográfico por Luís Agostinho
00h00 – Fim da actividade


CAMINHADA

Caminhada apoiada. Os participantes deverão levar a sua própria chávena / caneca

Distância: 6km

Altitude máxima: informação em breve

Altitude mínima: informação em breve

Subida acumulada: informação em breve

Dificuldade: média

Percurso: Circular. Início e fim nos Quatro Caminhos <localização>

TRANSPORTE

Os participantes que precisarem de boleia deverão indicar-nos esse facto na inscrição e comparecer na nossa sede à hora marcada. Quem pretender ir no seu próprio veículo deverá ter em atenção o local e a hora de concentração no sítio dos Quatro Caminhos.

ALIMENTAÇÃO

Será distribuído um reforço alimentar no momento de paragem. Os participantes deverão levar uma chávena ou copo.

INSCRIÇÃO

A inscrição só será considerada válida após o pagamento de acordo com as instruções no formulário de inscrição.

Inscrição: 5 estrelas

Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, apresentação sobre astronomia

Limite de inscrições: 40 participantes

Data limite: Quinta-feira dia 25 de Agosto – 23h59

INSCRIÇÕES FECHADAS

NOS CAMINHOS DO DIABO

Casal de Álvaro Pires – Souto da Casa
13 de Agosto de 2022

[Inscrições FECHADAS]

Encontros nas encruzilhadas, obras construídas pelo diabo, ajuntamentos de bruxas em locais improváveis, a Boa-Hora e a Má-Hora, tudo isto faz parte de lendas e contos que, no tempo dos nossos avós, eram repetidos à volta da lareira das casas das comunidades ao redor da nossa serra.

São estas histórias carregadas de misticismo e suspense que vamos partilhar, ouvir e contar nesta caminhada, nos locais onde a voz do povo jura que os episódios aconteceram.

Desta vez, vamos percorrer as lendas de um local onde a memória colectiva se está a desvanecer gradualmente, entre várias ribeiras e com passagem por uma aldeia abandonada.

A caminhada consistirá de um percurso linear de média dificuldade, com 6 km de distância, com início e fim em Casal de Álvaro Pires.

O local de concentração será comunicado a todos os que se inscreverem. O preço de inscrição é de 5 Diabos. No final da caminhada será oferecido um pequeno lanche aos participantes.

Cada participante deverá levar o seu próprio copo ou caneca.

NÃO ESQUECER: Levar calçado adequado a terreno irregular e lanterna!

Esta caminhada é destinada a sócios dos Caminheiros da Gardunha e o limite de participantes é de 40.

PROGRAMA:

21h15 – Concentração na aldeia de Casal de Álvaro Pires (local a anunciar)
21h30 – Início da Caminhada
23h30 – Fim da actividade

CAMINHADA

Distância: 6km
Dificuldade: média
Percurso: Circular. Início e fim na aldeia de Casal de Álvaro Pires (Souto da Casa)

TRANSPORTE

O transporte para o início da caminhada será da responsabilidade dos participantes. Quem não tiver carro nem boleia deverá informar-nos disso no formulário de inscrição.

ALIMENTAÇÃO

Caminhada em autonomia. No final da caminhada será oferecido um pequeno lanche. Cada participante deverá levar o seu cantil e copo ou caneca.

INSCRIÇÃO

Inscrição: 5 Diabos
Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar.
Limite de inscrições: 40 participantes
Data limite: Quinta-feira dia 11 de Agosto – 23h59

EM BUSCA DOS PIRILAMPOS
PES- Projeto Entre Serras

Alcongosta – Casa do Guarda
30 de Julho de 2022

[Inscrições ABERTAS]

Inserida no PES – Projeto Entre Serras, esta actividade alia arte contemporânea à paisagem natural, procurando chamar a atenção para a degradação da biodiversidade pela intervenção humana.

Não se trata de uma caminhada nos moldes habituais mas antes de uma experiência de ligar e sentir a paisagem.

Começando pela colocação de um “pirilampo” pela autoria do artista francês Erik Samakh, o percurso leva-nos até ao alto do Cavalinho para apreciar o pôr-do-Sol, regressando depois, já na penumbra / noite, ao ponto de partida.

PROGRAMA

18h00 – Concentração junto à Casa do Guarda de Alcongosta
18h30 – Colocação simbólica de um “pirilampo” na paisagem, seguida do início da caminhada

PERCURSO

O percurso é circular com início e fim junto à Casa do Guarda, em Alcongosta. Passa pela zona de instalação artística e pelo alto do Cavalinho.

ALIMENTAÇÃO

Durante a caminhada será servido um reforço alimentar / lanche aos participantes.

INSCRIÇÃO

Inclui seguro, reforço alimentar/lanche.

Sócios dos Caminheiros da Gardunha: 2 pirilampos

Não sócios: 4 pirilampos.

ORGANIZAÇÃO

Esta caminhada é organizada pelo PES – Projeto Entre Serras, com o apoio do Município do Fundão, AG21, Junta de Freguesia de Alcongosta e Caminheiros da Gardunha.

ROTA DOS MOINHOS
Serões n’Aldeia

Souto da Casa
17 de Julho de 2022

[Inscrições ABERTAS]

No próximo dia 17 de Julho caminhamos entre Vale d’Urso e Souto da Casa, serpenteando as margens da ribeira por trilhos e levadas. Esta caminhada está inserida na programação dos Serões N’Aldeia, a festa do Pão e da Água, que se realiza entre os dias 15 e 17 de Julho no Souto da Casa.

Esta atividade é promovida pela Junta de Freguesia do Souto da Casa e conta com o apoio do Município do Fundão.

PROGRAMA

07h30 – Concentração no Souto da Casa – Junta de Freguesia
08h00 – Transporte para o Vale d’Urso – Início da caminhada
10h30 – Chegada ao Souto da Casa

PERCURSO

O percurso é linear com início no Vale d’Urso (junto ao Plátano, no início da rua 25 de Abril) prosseguindo depois pela aldeia e, a seguir, ao longo do curso da ribeira do Vale d’Urso. Passa sucessivamente pelas zonas de Casal de Álvaro Pires e Courela, antes de terminar na praia fluvial do Souto da Casa.

Na praia fluvial, os caminheiros poderão ir a banhos e aproveitar as sombras para se refrescarem até à hora do almoço.
Distância: 7km
Dificuldade: Média

Haverá um ponto de apoio/reabastecimento junto à ribeira do Carvalhal, sensivelmente a meio do percurso.

O transporte para Vale d’Urso será feito em autocarro.

ALMOÇO

Os participantes que optarem pela modalidade de inscrição com almoço receberão uma senha que depois poderão usar numa das tascas do festival à escolha.

INSCRIÇÃO

Com almoço: 8 serões. Inclui seguro, reforço alimentar e almoço tradicional nas Tasquinhas do Serões n’ Aldeia.

Sem almoço: 2 Serões: O mesmo mas sem almoço.

Para crianças até aos 12 anos a inscrição é grátis mas ainda assim obrigatória.

ROTA DA CEREJA

Fundão – Alcongosta – Fundão
29 de Maio de 2022

[Inscrições FECHADAS]

No próximo dia 29 de maio vamos percorrer os caminhos da Cereja do Fundão, numa caminhada que irá decorrer entre o Fundão e Alcongosta. Nesta caminhada irá juntar-se a nós um grupo de caminheiros vindos de Évora para descobrir as delícias das nossas fantásticas cerejas.

O percurso terá uma extensão total de 14km, sendo uma rota circular e de média dificuldade. Começa na sede dos Caminheiros da Gardunha e sobe depois até Alcongosta, com uma paragem na Quinta da Ciência Viva para uma primeira prova dos sabores da cereja. Prossegue depois até à Casa do Guarda de Alcongosta onde faremos um almoço partilhado.

Depois, retomamos a nossa caminhada para, novamente em Alcongosta, fazer uma paragem para visitar a Casa da Cereja antes de prosseguirmos rumo ao Fundão.

PROGRAMA

08h45 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha
09h00 – Início da caminhada
10h15 – Quinta da Ciência Viva, Alcongosta
12h00 – Almoço na Casa do Guarda – Alcongosta
14h00 – Casa da Cereja, Alcongosta
16h30 – Chegada ao Fundão

PERCURSO

O percurso é circular com início e fim na sede dos Caminheiros da Gardunha. Tem uma extensão total de 14km e de dificuldade média, oscilando entre os 500m e os 930m, com uma subida acumulada de 570m. Recomenda-se o uso de calçado adequado a terreno irregular.

ALMOÇO

Cada participante deverá levar o seu farnel para o almoço que poderá ser deixado nas nossas carrinhas antes do início da caminhada. O almoço será partilhado.

INSCRIÇÃO

Esta actividade destina-se a sócios dos Caminheiros da Gardunha com quotas em dia e inclui transporte e seguro. A inscrição tem um valor de 3€

Data limite de inscrições: 26 de Maio, às 23h59

TRILHOS DO CONHAL

Arneiro – Nisa
15 de Maio de 2022

[Inscrições FECHADAS]

Num vale da margem esquerda do Tejo, a jusante das Portas de Ródão, encontra-se o Conhal do Arneiro, uma extensa escombreira formada por gigantescos amontoados de seixos, testemunhando a extração de ouro que terá decorrido nas épocas romana e medieval. O metal precioso era lavado com a água da Ribeira de Nisa, conduzida desde a Senhora da Graça. Provando a qualidade do minério alentejano, D. João III terá mandado fazer um ceptro em ouro extraído deste rio, e Vasco da Gama uma cruz, mostrando aos venezianos que em Portugal havia metal mais precioso que o do Oriente. Ferro, aço e prata são igualmente metais outrora explorados nas margens do Tejo.” fonte: CM-NISA.

Este percurso leva à descoberta do Conhal do Arneiro, situado na margem do Tejo e à vista das magníficas Portas do Ródão, sob a vigilância atenta do “Castelo do Rei Wamba”.

PROGRAMA

07h00 – Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha
07h30 – Saída para o Arneiro em autocarro
08h45 – Início da caminhada
13h00 – Fim da caminhada – Almoço em NISA
15h00 – Regresso ao Fundão

PERCURSO

O percurso é circular com início e fim no Arneiro. Tem uma extensão total de 12km e de dificuldade média, oscilando entre os 79m e os 285m, com uma subida acumulada de 410m. Recomenda-se o uso de calçado adequado a terreno irregular. Mais informações: clicar aqui.

TRANSPORTE

O transporte entre o Fundão e o Arneiro será em autocarro.

ALMOÇO

Cada participante deverá levar o seu farnel para o almoço.

INSCRIÇÃO

Esta actividade é exclusiva para sócios dos Caminheiros da Gardunha com quotas em dia e inclui transporte e seguro. A inscrição tem um valor de 8€

Limite de inscrições: 50 participantes
Data limite: 12 de Maio

“NO AR GEME ELA”

Fundão – Cabeço da Argemela
Lavacolhos – Cabeço da Argemela

1 de Maio de 2022

[Inscrições FECHADAS]

No âmbito da iniciativa Rota dos Castros, esta II edição com um olhar muito especial sobre o Cabeço da Argemela, os Caminheiros da Gardunha associam-se aos Caminheiros Rosa Negra e a várias autarquias (Fundão, Covilhã, Barco e Lavacolhos) para promover uma caminhada de descoberta do Castro da Argemela.

Esta caminhada irá ter 2 percursos diferentes à escolha dos participantes no momento da inscrição. Na chegada de ambos ao Cabeço da Argemela, haverá almoço para os participantes, seguido de uma visita interpretativa ao alto do cabeço e ao castro cujos vestígios ainda são visíveis. No final desta visita far-se-á o regresso em conjunto até Lavacolhos.

PERCURSOS

Fundão – Cabeço da Argemela

Este percurso de dificuldade elevada terá 19 km de extensão total. Começa com uma primeira tirada de 14km entre o Fundão e a Argemela e, depois do almoço, uma descida de 5km até Lavacolhos onde estarão os transportes para trazer os participantes de volta ao Fundão.

A caminhada começa na sede dos Caminheiros da Gardunha e segue pela Aldeia de Joanes e pelo Casal de Santa Maria, subindo depois a Serra do Gomes. Cerca de metade do percurso terá piso em alcatrão e o restante em caminho de terra. Tem uma subida pronunciada na sua parte final.

Lavacolhos – Cabeço da Argemela

Este percurso de dificuldade média terá 10 km de extensão total. Começa com uma primeira tirada de 5km entre Lavacolhos e a Argemela e, depois do almoço, os mesmos 5km de regresso a Lavacolhos.

A caminhada começa junto à Casa do Bombo (antiga escola primária) na entrada da aldeia para quem chega do Castelejo. Daqui atravessa o centro da povoação e desce para a praia fluvial, iniciando-se aqui a subida até à crista da Serra do Gomes.

Terá um piso na sua maioria em caminho de terra batida, com algumas secções iniciais de calçada e alcatrão.

PROGRAMA 

07h30 – Percurso 1 – Concentração na Sede dos Caminheiros da Gardunha

10h15 – Percurso 2 – Concentração na Casa do Bombo de Lavacolhos

13h00 – Almoço no Cabeço da Argemela

14h00 – Visita interpretativa ao Castro da Argemela

15h00 – Regresso a Lavacolhos

TRANSPORTE 

Quem optar pelo percurso com início em Lavacolhos deverá deslocar-se a essa aldeia pelos seus próprios meios.

Quem optar pelo percurso mais longo, com início no Fundão, terá transporte de regresso à cidade a partir de Lavacolhos.

INSCRIÇÃO

A inscrição é GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA e inclui seguro, reforço alimentar e almoço.

Data-limite: 28 de Abril 23h59

Limite de participantes: 60

GARDUNHA SACRA

Louriçal do Campo – Castelo Novo – Alpedrinha
3 de Abril de 2022

[Inscrições FECHADAS]

Os Caminheiros da Gardunha colaboram mais uma vez com o Município do Fundão no programa da Quadragésima com esta caminhada à descoberta dos lugares sagrados da Serra da Gardunha pelos seus caminhos históricos. Nesta edição, o nível de dificuldade é reduzido em relação às edições anteriores, decorrendo a caminhada no sopé da Serra da Gardunha. Assim, vamos percorrer e descobrir as igrejas matrizes de Louriçal do Campo e de Alpedrinha, assim como da igreja da Misericórdia desta última vila, descobrir a história do colégio de São Fiel, desvendar o mistério ao redor do “Cabeço da Forca” de Castelo Novo.

PROGRAMA

07h10: Concentração na sede dos Caminheiros da Gardunha

07h30: Saída em autocarro para Louriçal do Campo

08h00: Concentração no Louriçal do Campo – Largo Egas Moniz

08h15: Início da caminhada

13h30: Almoço em Alpedrinha (farnel)

14h30: Visita guiada em Alpedrinha

16h00: Regresso ao Fundão e ao Louriçal

CAMINHADA 

A caminhada inicia-se no Largo Egas Moniz em Louriçal do Campo. Seguirá depois para o colégio de São Fiel e daí para Castelo Novo. Chegados a esta aldeia histórica, faremos uma paragem no Largo da Forca, onde haverá um ponto de reabastecimento, e daí continuaremos até Alpedrinha,

No final da caminhada, e após a visita guiada em Alpedrinha, os participantes serão transportados de volta para o Fundão e para o Louriçal (para quem se tiver deslocado para o início da caminhada pelos seus próprios meios).

Durante a caminhada haverá alguns momentos de paragem para partilhar informações sobre as capelas e ermidas encontradas no caminho.

O percurso terá 14km e será de dificuldade média

Os participantes levarão o seu próprio almoço que poderão deixar na carrinha da organização no início da caminhada, recuperando-o depois à chegada a Alpedrinha.

Para as primeiras 60 inscrições haverá oferta de uma t-shirt do evento.

Percurso: Louriçal do Campo – Colégio de São Fiel – Castelo Novo (Cabeço da Forca) – Alpedrinha

Distância: 14km

Dificuldade: Média

Percurso: Linear – início em Louriçal do Campo e fim em Alpedrinha

TRANSPORTE 

Haverá autocarros para transporte dos participantes para o início da caminhada e depois para o regresso no final da caminhada. A lotação da viagem de ida para o Louriçal é limitada a 40 lugares pelo que será necessário especificar no acto de inscrição se pretende transporte para o início da caminhada.

Após a caminhada haverá transporte de regresso ao Fundão e também para o Louriçal para todos os que para aí tiverem viajado pelos seus próprios meios para participarem na caminhada.

INSCRIÇÃO

A inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, t-shirt do evento (stock limitado) e transporte.

Data-limite: 31 de Março 23h59.

Preço:

  • Sócios: 4 passos
  • Não sócios: 6 passos

INSCRIÇÕES FECHADAS

ÚLTIMAS ATIVIDADES

GARDUNHA POÉTICA

ALCONGOSTA

20 DE MARÇO DE 2022

(Inscrições abertas)

Os Caminheiros da Gardunha propõem uma caminhada com um percurso de sensibilidade artística pelas expressões poéticas que a Gardunha nos oferece, em cenários magníficos. Após o sucesso das três edições anteriores, a quarta edição da Gardunha Poética terá lugar no próximo dia 20 de março e, para participar, é necessário fazer a sua inscrição. Como sempre acontece, o percurso é de baixa dificuldade e contará com algumas paragens para assistir às surpresas que os nossos convidados prepararam para os participantes.

Programa:

  • Concentração: a partir das 8:30h na Casa do Guarda, Alcongosta
  • Início da caminhada: 9:00h
  • Percurso: 4km de baixa dificuldade, circular, com lanche no final

Quem precisar de boleia deverá informar-nos dessa necessidade e comparecer na sede dos Caminheiros da Gardunha o mais tardar até às 8:30h (hora de saída).


Inscrições/informações:

Inscrições até 17 de março, limitadas a 40 participantes (aberto ao público geral)
Valor da inscrição – 4 poemas
A Inscrição é válida após pagamento.

Para quaisquer dúvidas poderá contactar-nos pelo mail caminheirosdagardunha@gmail.com

34383942_1457759104325032_3952234227243679744_n

Os Caminheiros da Gardunha – Grupo de Interesse pela Natureza comemoram 25 anos de existência enquanto associação.

Associados, parceiros e entidades que têm contribuído para a nossa história estão convidados a juntarem-se a nós, no dia 5 de março.

Programa

o 08:00 Caminhada livre: Casa do Guarda (Alcongosta) – Penha – Casa do Guarda (Alcongosta). Distância: 8,5km – Dificuldade média. – (Almoço partilhado no final às 12:00)

o 11:00 – Inauguração da Exposição de fotografia na Serra da Gardunha

o 12:00 – Almoço partilhada na Casa do Guarda

o 18:00 – Sessão solene – Homenagem aos 25 anos dos Caminheiros da Gardunha – Casino Fundanense.

o 20:00 – Jantar comemorativo – Escola Profissional do Fundão

o 21:00 – Jogo coletivo – Adivinha e descobre a história dos Caminheiros da Gardunha.

…………

GARDUNHA ÉPICA

Alcongosta
20 de Fevereiro de 2022

[INSCRIÇÕES FECHADAS]

Tornar uma data particular numa data memorável com a realização de uma caminhada épica é o objetivo desta atividade. Depois dos 22km percorridos a 02-02-2020, entre o Alcaide e São Vicente da Beira, sempre pela crista da Serra da Gardunha, propomo-nos, desta vez, dedicar o dia 20-02-2022 a percorrer o maciço central, num percurso de elevada dificuldade, mas que valerá bem a pena pela variedade e beleza da paisagem com que os participantes serão brindados.

Caminhada destinada a sócios dos Caminheiros da Gardunha que poderão levar um acompanhante.

PROGRAMA

07h30: Concentração em Alcongosta (junto à paragem de autocarros)

08h00: Início da caminhada

17h00: Fim da caminhada

CAMINHADA 

A caminhada realiza-se principalmente em autonomia. Haverá uma paragem no Carvalhal, onde ofereceremos chá e café aos participantes. À luz da nossa política de caminhadas sem plástico, cada participante deverá levar a sua própria caneca ou copo, assim como o seu cantil de água que poderá ser reabastecido em algumas fontes disponíveis em Alcongosta, Carvalhal e no Casal da Serra.

Os participantes levarão o seu próprio almoço.

Percurso: Alcongosta – Carvalhal – Casal da Serra – Alto da Gardunha – Alcongosta

Distância: 27km

Dificuldade: Alta

Percurso: Circular – início e fim em Alcongosta

INSCRIÇÃO

A inscrição inclui: seguro, reforço.

Data-limite: 17 de fevereiro 23h59.

Preço:

  • Sócios*: 5 épicos
  • Acompanhantes: 8 épicos

*Os sócios deverão ter as suas quotas em dia

INSCRIÇÕES FECHADAS

PASSEIO A CASTELO NOVO

Castelo Novo
13 de Fevereiro de 2022

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

No próximo dia 13 de Fevereiro, propomos aos nossos sócios um domingo diferente: andar de comboio, caminhar, conhecer Castelo Novo sob a perspetiva de quem conhece muito bem a aldeia histórica e saber mais um pouco do que é a agricultura biológica que se vai produzindo na região.

Pelo meio, almoçaremos numa quinta biológica, claro, e voltamos a apanhar o comboio de volta para o Fundão. 

Programa 

  • 8.00h – Abertura da sede 
  • 8.30h – Saída para a estação da CP do Fundão 
  • 9.06h – Partida do comboio 
  • 9.29h – Chegada à estação de Castelo Novo e início da caminhada
  • 11.00h – Chegada a Castelo Novo. Visita guiada ao aglomerado urbano. 
  • 12.00h – Chegada à Quinta Biológica. Visita interpretativa. 
  • 13.00h – Almoço 
  • 14.00h – Caminhada de regresso à estação de Castelo Novo 
  • 15.04h – Partida do comboio de Castelo Novo 
  • 15.32h – Chegada ao Fundão

Atividades 

  • Visita guiada a Castelo Novo pela Arquiteta Ana Cunha; 
  • Visita à Quinta das Avelaneiras – produção biológica 
  • Almoço – cada participante leva o seu. 

Distância: 8 km 

Dificuldade: fácil 

Inscrições 

A participação é exclusiva para sócios com quotas em dia. 

A inscrição inclui: 

  • seguro 
  • bilhete de comboio Fundão-Castelo Novo-Fundão 
  • reforço alimentar 

Data limite: 10 de fevereiro, às 18h00 

Máximo de 30 participantes

Preço 

  • 7.50€ – Menos de 65 anos
  • 5.00€ – 65 anos ou mais 

INSCRIÇÕES FECHADAS

VAMOS AOS MÍSCAROS

Fundão – Alcaide
21 de Novembro de 2021

[Inscrições FECHADAS]

Os Caminheiros da Gardunha associam-se ao Festival “Míscaros”, no Alcaide, para propor uma caminhada no próximo Domingo dia 21 de Novembro até esta bela aldeia nas faldas da Serra da Gardunha, por estes dias transformada na capital nacional do cogumelo.

Esta caminhada é uma co-organização Liga dos Amigos do Alcaide e Freguesia do Alcaide em parceria com os Caminheiros da Gardunha.

O percurso linear irá levar os participantes a caminhar do Fundão até ao Alcaide passando por Alcongosta e por um dos mais belos recantos da Serra da Gardunha nesta altura pintado em cores de Outono que, ao mesmo tempo, oferece uma vista privilegiada para a Cova da Beira. A distância total será de 13km,

No final da actividade haverá transporte de regresso ao Fundão, sendo o horário indicado oportunamente.

ESTA ACTIVIDADE NÃO É UM PASSEIO MICOLÓGICO nem tem relação com os passeios micológicos integrados no programa do festival.

ALMOÇO SOLIDÁRIO

Os participantes na caminhada poderão almoçar à chegada ao Alcaide sendo a ementa arroz de cogumelos. Embora o almoço seja gratuito, no espaço onde este irá decorrer haverá uma caixa para angariação de donativos em prol do Ângelo Querido, um habitante do Alcaide que sofre de uma doença degenerativa e que necessita de ajuda para a aquisição de uma cadeiras de rodas específica. Convidamos pois todos os participantes a fazer um donativo nesse local.

REGRAS ESPECIAIS PARA PARTICIPAÇÃO NO ALMOÇO

Por determinação da organização e tendo em conta que o país ainda se encontra em estado de alerta devido à pandemia COVID, os interessados em participar no almoço deverão apresentar antes do início da caminhada o certificado de vacinação ou um comprovativo de teste negativo realizado nas últimas 48h.

Verificadas uma dessas condições, será entregue uma pulseira que dará acesso ao recinto onde será servido o almoço no Alcaide.

PROGRAMA

8h00: Concentração na Sede dos Caminheiros da Gardunha

8h30: Início da caminhada

13h00: Chegada ao Alcaide – Almoço

Distância 13km – Dificuldade média

CAMINHADA 

A caminhada realiza-se em semi-autonomia, com a disponibilização de um ponto de apoio para reforço alimentar e hidratação em Alcongosta. À luz da nossa política de caminhadas sem plástico, cada participante deverá levar a sua própria caneca ou copo, assim como o seu cantil de água que poderá ser reabastecido no ponto de apoio.

Distância: 13km

Dificuldade: Média Alta

Percurso: Linear. Início na sede dos Caminheiros da Gardunha e fim no Alcaide

INSCRIÇÃO

A inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, almoço (opcional) e transporte de regresso ao Fundão

Data-limite: 18 de Novembro 23h59.

Preço da inscrição:

  • Sócios*: 3 míscaros
  • Não sócios: 5 míscaros

*Os sócios deverão ter as suas quotas em dia

As inscrições serão consideradas válidas após confirmação de pagamento. Este pode ser feito por:

  • por transferência bancária para o NIB: 0045 4020 40132278874 46, fazendo-nos chegar o respectivo comprovativo por e-mail
  • em dinheiro, directamente na sede dos Caminheiros da Gardunha, aos Sábados entre as 15h00 e as 17h00

Formulário Indisponível – Prazo limite para inscrições atingido

…………

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close