Inscrever-me!

PRÓXIMA ACTIVIDADE

PRIMEIRA CAMINHADA DO ANO

Fundão – Alpedrinha – Fundão
8 de Janeiro de 2023

[Inscrições FECHADAS]

Como manda a tradição, o ano começa com uma caminhada entre o Fundão e Alpedrinha (e regresso) para aí partilharmos as clássicas tortas de chocolate e brindarmos juntos ao novo ano.

A caminhada irá fazer-se pela calçada antiga entre Alcongosta e Alpedrinha, num percurso linear de ida e volta de um total de 16km (8km + 8km). O percurso é de dificuldade média / alta.

À chegada a Alpedrinha será feita uma paragem para reforço alimentar (em regime de lanche partilhado) com oferta das tortas de chocolate pelos Caminheiros da Gardunha, antes de iniciarmos o regresso. Haverá transporte para quem não quiser regressar a pé ao Fundão.

O ponto de encontro é na sede dos Caminheiros da Gardunha. A inscrição na caminhada é gratuita mas obrigatória.

PROGRAMA 

08h00: Concentração na Sede dos Caminheiros da Gardunha

08h30: Início da caminhada

13h00: Regresso ao Fundão – fim da caminhada.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ÚLTIMAS ATIVIDADES / ATIVIDADES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CAMINHADA DO BOLO-REI

última caminhada do ano

Fundão – Picoto (Souto da Casa) – Fundão
18 de Dezembro de 2022

[Inscrições ABERTAS]

Como já é de tradição, os Caminheiros da Gardunha vão fechar o ano com a Caminhada do Bolo-Rei no próximo dia 18 de dezembro

Será uma caminhada livre de cerca de 11km na qual iremos fazer uma paragem no sítio dos Quatro Caminhos para oferecermos e partilharmos bolo-rei e brindarmos ao ano que agora termina. Todos são livres de contribuir para este lanche partilhado.

O percurso é circular e de dificuldade média/alta e passa pelo Picoto (Souto da Casa) mas para quem quiser participar no lanche mas não quiser fazer o percurso completo haverá a possibilidade de fazer uma variante mais curta.

O ponto de encontro é na sede dos Caminheiros da Gardunha. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

PROGRAMA 

08h00: Concentração na Sede dos Caminheiros da Gardunha

08h30: Início da caminhada

13h00: Regresso ao Fundão – fim da caminhada.

ÚLTIMAS ATIVIDADES / ATIVIDADES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS

JANTAR DE NATAL 2022

Restaurante do Pavilhão Multiusos / Centro de Negócios e Serviços – Fundão

10 de Dezembro de 2022 – 20h00

[Inscrições FECHADAS]

O Natal é tradicionalmente a festa da família e é por isso que pretendemos reunir a família dos Caminheiros da Gardunha (sócios, respetivos familiares e amigos) num jantar convívio, para celebrar a quadra que se aproxima.

O jantar de Natal terá lugar no próximo dia 10 de dezembro, sábado, às 20h00, no restaurante do Pavilhão Multiusos / Centro de Negócios e Serviços do Fundão.

Ementa:

Entradas

Caldo Verde

Bacalhau com broa acompanhado por batata à padeiro
(haverá uma alternativa vegetariana a anunciar)

Água, vinho ou sumo

Sobremesa

Café

Preço por pessoa: 15,00 Euros

TROCA DE PRESENTES

Para entrarmos no espírito da quadra natalícia, iremos promover uma troca simbólica de presentes entre todos os participantes. Assim, cada pessoa deverá trazer um presente, cujo valor não deverá exceder os 3€, para essa troca, troca essa que será feita por sorteio entre todos os caminheiros presentes no jantar.

INSCRIÇÕES FECHADAS

“VAMOS AOS MÍSCAROS” 2022

Míscaros – Festival do Cogumelo – Alcaide

Fundão – Alcaide
20 de Novembro de 2022

[Inscrições FECHADAS]

Os Caminheiros da Gardunha associam-se novamente ao Festival “Míscaros”, no Alcaide, para propor uma caminhada no próximo Domingo, dia 20 de Novembro, até esta bela aldeia nas faldas da Serra da Gardunha, por estes dias transformada na capital nacional do cogumelo.

Esta caminhada é uma co-organização da Liga dos Amigos do Alcaide e da Freguesia do Alcaide em parceria com os Caminheiros da Gardunha.

O percurso linear irá levar os participantes a caminhar do Fundão até ao Alcaide passando por Alcongosta e Donas, assim como por alguns dos mais belos recantos da Serra da Gardunha nesta altura pintado em cores de Outono que, ao mesmo tempo, oferece uma vista privilegiada para a Cova da Beira. A distância total será de 14,5km,

No final da actividade haverá transporte de regresso ao Fundão às 14h30.

ESTA  ACTIVIDADE NÃO É UM PASSEIO MICOLÓGICO nem tem relação com os passeios micológicos integrados no programa do festival.

PROGRAMA 

08h00: Concentração na Sede dos Caminheiros da Gardunha

08h30: Início da caminhada

13h00: Chegada ao Alcaide – Almoço

CAMINHADA 

O percurso começa na sede dos Caminheiros da Gardunha, seguindo depois até Alcongosta. Aí, entramos na Rota dos Castanheiros que nos levará a passar pelas Donas, percorrendo e admirando as levadas do regadio tradicional, antes de entrarmos nos cerejais ao redor do monte de São Macário. A partir daí, será entre tons outonais de folhagem que percorreremos os últimos quilómetros, sempre com uma vista privilegiada e lindíssima do Alcaide.

A caminhada realiza-se em semi-autonomia, com a disponibilização de um ponto de apoio para reforço alimentar e hidratação sensivelmente a meio do percurso. À luz da nossa política de caminhadas sem plástico, cada participante deverá levar a sua própria caneca ou copo, assim como o seu cantil de água que poderá ser reabastecido no ponto de apoio.

Distância: 14,5 km
Altitude máxima: 680m
Altitude mínima: 490m
Subida acumulada: 560m
Dificuldade: Média/Alta
Percurso: Linear. Início na sede dos Caminheiros da Gardunha e fim no Alcaide. Passagem por Alcongosta e pelas Donas.

TRANSPORTE

Haverá transporte de regresso ao Fundão após o almoço. A partida do autocarro está prevista para as 14h30. Quem quiser optar por ficar poderá fazê-lo, regressando depois no autocarro normal do festival (ver página da organização).

ALIMENTAÇÃO

A caminhada será apoiada, havendo um ponto de apoio para reforço alimentar, café, chá e água.

Recomendamos o uso de um cantil para transporte de água, que poderá ser reabastecido no ponto de apoio do percurso, e pedimos que todos os participantes tragam também uma chávena, copo ou caneca para o café.

No festival poderão optar por almoçar numa das muitas tasquinhas aí existentes ou optar pelo já tradicional arroz de míscaros oferecido pela Liga dos Amigos do Alcaide nas suas instalações.

INSCRIÇÃO

A inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, almoço (opcional) e transporte de regresso ao Fundão

Data-limite: 17 de Novembro 23h59.

Preço da inscrição:

  • Sócios dos Caminheiros da Gardunha com quotas em dia: 3 míscaros
  • Público geral: 5 míscaros

INSCRIÇÕES FECHADAS

ROTA DA MAÚNÇA 2022

23ª Mostra de Artes e Sabores da Maúnça

Santa Luzia (Castelejo) – Açor
13 de Novembro de 2022

[Inscrições FECHADAS]

No próximo Domingo dia 13 de Novembro voltamos a subir à Serra da Maúnça para participar na Mostra de Artes e Sabores da Maúnça na bonita e hospitaleira aldeia do Açor. A caminhada terá início no santuário de Santa Luzia, na aldeia de Castelejo, mas este ano o percurso apresenta importantes alterações.

Desde logo, a caminhada irá desenvolver-se no seu terço inicial pela floresta que preenche as abas da Serra da Maúnça entre o vale da Enxabarda e o vale da Ribeira do Vale d’Urso, subindo por aí até ao parque eólico e ao Cabeço da Moeda, a quase 1000m de altitude, de onde poderemos apreciar uma vista fantástica.

Daí, segue pela via do parque eólico até à Eira dos 3 Termos antes de continuar até ao caminho que desce para o Açor. Antes de entrarmos na aldeia, percorreremos os socalcos de cultivo que lhe são sobranceiros e que permitirão uma vista diferente do habitual da povoação. Lá ao fundo, a música chamará para nos juntarmos à festa mas não sem antes comermos o almoço bem merecido.

Após o almoço, os participantes poderão passear livremente pela aldeia, apreciando as várias tasquinhas instaladas nas caves das casas e até participar no magusto comunitário, onde as castanhas e a jeropiga são gratuitas e sempre deliciosas.

Para o regresso, haverá um autocarro para o regresso ao santuário de Santa Luzia e ao Fundão, com paragem no Castelejo e Souto da Casa. O autocarro partirá do campo de futebol às 15h00.

Organização: Município do Fundão, Junta de Freguesia do Castelejo, Associação Pastores do Açor, Caminheiros da Gardunha.

PROGRAMA

08h30 – Concentração no santuário de Santa Luzia – Castelejo. Registo dos participantes
09h00 – Início da caminhada
13h00 – Chegada ao Açor e almoço (sede da associação Pastores do Açor)
15h00 – Regresso ao santuário de Santa Luzia em autocarro

CAMINHADA

Distância: 14km
Altitude máxima: 970m
Altitude mínima: 480m
Subida acumulada: 425m
Dificuldade: média/alta
Percurso: Linear. Início no Santuário de Santa Luzia no Castelejo e fim na aldeia do Açor

TRANSPORTE

Cada participante deverá assegurar o seu próprio transporte até ao santuário de Santa Luzia, no Castelejo. Após o almoço, haverá um autocarro para trazer de volta os participantes ao dito santuário às 15h. Existe um outro autocarro mais tarde, conforme informação da própria organização da Mostra de Artes e Sabores da Maúnça.

Os sócios dos Caminheiros da Gardunha que não tiverem viatura própria para se deslocarem para o santuário de Santa Luzia deverão informar-nos atempadamente de forma a poderem ter boleia. Os lugares são limitados.

ALIMENTAÇÃO

A caminhada será apoiada, havendo um primeiro ponto de apoio para reforço alimentar e um segundo para reabastecimento de água.

À chegada, será servido um almoço na sede da associação Pastores do Açor. A ementa é feijoada (com variante vegetariana) e a participação no almoço é opcional. Quem preferir, poderá almoçar por sua conta numa das várias tasquinhas da aldeia.

Recomendamos o uso de um cantil para transporte de água, que poderá ser reabastecido no ponto de apoio do percurso, e pedimos que todos os participantes tragam também uma chávena, copo ou caneca para o café.

INSCRIÇÃO

Inscrição:

Com almoço

  • sócios dos Caminheiros da Gardunha (com quotas em dia): 10 castanhas
  • restantes: 13 castanhas

Sem almoço:

  • sócios dos Caminheiros da Gardunha (com quotas em dia): 3 castanhas
  • restantes: 5 castanhas

Inscrição inclui: seguro, reforço alimentar, almoço e transporte

Data limite: Quinta-feira, dia 10 de Novembro de 2022 – 23h59

As inscrições apenas serão consideradas válidas após confirmação de pagamento.

%d bloggers gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close