Percursos Pedestres

Esta página contém informação sobre o traçado e estado de conservação dos percursos pedestres da Serra da Gardunha. Se achar que a informação está incorrecta ou desactualizada, não hesite em informar-nos.

percurso interrompido ou caminho intransitável
Percurso condicionado, vegetação no percurso ou marcações deficientes
Percurso transitável / em bom estado
Sem informação actualizada para o percurso

Informação sobre traçado e estado de conservação dos percursos pedestres do Concelho do Fundão

Disponibilizamos mais percursos na plataforma Wikiloc. Para aceder à nossa lista e descarregar os percursos clique aqui.

PR1 FND
Caminho do Xisto da Barroca – Rota das Gravuras Rupestres

9,2km | Circular | Baixa Dificuldade | Início: aldeia da Barroca

“Ao percorrer este Caminho do Xisto terá a oportunidade de descobrir os recantos surpreendentes do Zêzere, vistos do alto da Senhora da Rocha ou ao nível das águas, não deixando de passar pelas gravuras rupestres nas margens do rio.

Após visitar as gravuras rupestres, segue rio acima até às escombreiras do Cabeço do Pião e retorna à Barroca pela Rota do Mineiro.

O percurso é agora fácil e agradável, calcorreando o mesmo trilho que muitos mineiros fizeram até à Barroca.” [Fonte: Aldeias do Xisto]

Clicar aqui para mais informação.

PR2 FND
Caminho do Xisto de Janeiro de Cima – Oh da Barca!

10 km | Circular | Baixa dificuldade | Início: aldeia de Janeiro de Cima

“O Caminho do Xisto de Janeiro de Cima leva-o pela velha estrada dos Covões (1912), onde vai encontrar campos ainda cultivados, divididos por grandiosos fortes em xisto. Terá também a oportunidade de percorrer os caminhos por onde passavam os antigos mineiros e descobrir vestígios de antigas explorações de ouro e estanho, chamadas as conheiras ou moledos.

Em dias de maior calor poderá banhar-se no Açude do Esteiro ou no Parque Fluvial de Janeiro de Cima, um dos locais mais belos da Região com as tradicionais Barcas ali atracadas e a antiga Roda de Janeiro, recentemente recuperada.” [Fonte: Aldeias do Xisto]

Clicar aqui para mais informações

PR3 FND
Rota da Pedra d’Hera

7km | Circular | Dificuldade média | Início: Câmara Municipal ou Parque de Campismo

Pode escolher entre percorrer a zona antiga do Fundão, começando na Praça do Município ou imergir logo na natureza e começar no Parque de Campismo do Fundão. É um percurso bem diverso em termos de paisagem e decorre sobretudo em zona de floresta, subindo até o monte de São Brás.

Como pontos de interesse destacam-se o Castro de São Brás, no topo do monte, o bosque de castinçal (castanheiro-bravo) e o fantástico miradouro da Pedra d’Hera que oferece uma das melhores vistas para a Cova da Beira.

Recomenda-se o percurso no sentido anti-horário.

Clicar aqui para mais informações

PR4 FND
Rota da Marateca

14km | Circular | Dificuldade baixa | Início: vila da Soalheira (largo de Santo António)

A Sul da Gardunha estende-se a planície que tradicionalmente se chama de Campo. A paisagem é aqui dominada pela albufeira da barragem de Santa Águeda (embora chamada de “Marateca”) onde o rio Ocreza se detém por momentos na sua descida da Gardunha, antes de continuar até ao Tejo. Nas margens desta albufeira, um destino apreciado de Verão, nidificam inúmeras espécies de aves que aqui encontram santuário.

Embora o percurso não tenha elevações, a distância pode ser um pouco exigente.

Clicar aqui para mais informações

PR6 FND
Rota da Portela da Gardunha

13km ( metade se pela PR6.1) | Circular | Dificuldade Alta ou Média | Início: Alcaide ou Vale de Prazeres

ATENÇÃO: O percurso na encosta de Vale de Prazeres encontra-se em mau estado e sem sinalização. Recomenda-se o percurso a partir da aldeia do Alcaide e fazendo a variante PR6.1 pela crista da Serra em vez de descer para Vale de Prazeres.

Este percurso liga as aldeias do Alcaide e de Vale de Prazeres, permitindo descobrir as diferenças entre a paisagem a Norte e a Sul da Gardunha, tal como as diferenças em termos de ecossistema entre as duas vertentes da Serra.

Existe uma variante que corta o percurso sensivelmente a meio pela crista da serra. A secção da encosta de Vale de Prazeres é de dificuldade alta.

Clicar aqui para mais informações

PR7 FND
Rota da Cereja

10 km | Circular | Dificuldade média | Início: Alcongosta

ATENÇÃO: O percurso encontra-se interrompido na zona Sudeste de Alcongosta, devido aos estragos causados pelo incêndio de 2017. É possível percorrê-lo ainda assim mas usando a estrada florestal.

Este percurso permite descobrir o coração da produção da famosa “Cereja do Fundão”, na verdade no grande vale a Sul do monte de São Brás. Começa à entrada de Alcongosta, uma bela aldeia de montanha ainda com algum casario típico e muitas fontes de água, percorrendo os pomares de cerejeiras antes de subir até meia encosta da Gardunha e descobrindo um bosque resistente de castanheiros. As vistas são magníficas.

Clicar aqui para mais informações.

PR8 FND
Rota do Carvalhal

13km (9km se PR8.1) | Circular |Dificuldade média | Início: Souto da Casa (Largo de São Gonçalo)

Entre o Souto da Casa e o mítico lugar do Carvalhal, pilar da identidade destas gentes “da Rama do Castanheiro”, este percurso circula ao redor do vale da Ribeira da Gardunha. Pelo caminho descobrem-se inúmeras azenhas e moinhos de rodízio, a capela de Nossa Senhora da Gardunha num belíssimo recanto, e a fantástica vista do caminho do Carvalhal. Neste sítio, onde apesar do nome, hoje imperam os castanheiros, vale a pena parar para apreciar a paz daquele lugar. Várias fontes e equipamentos fazem deste lugar um sítio perfeito para um piquenique. Uma rápida visita à secadeira de castanhas impõe-se antes de prosseguir caminho.

Sentido recomendado: horário.

Clicar aqui para mais informações

PR9 FND
Rota dos Castanheiros

Em actualização.

PR11 FND
Caminho Histórico de Castelo Novo

Em actualização

PR12 FND
Caminho de Eugénio de Andrade

Em actualização

GR22
Grande Rota das Aldeias Históricas

Em actualização

GR33
Grande Rota do Zêzere

Em actualização


Add a testimonial from someone who loves your service. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin id arcu aliquet, elementum nisi quis, condimentum nibh. Donec hendrerit dui ut nisi tempor scelerisque.

Jane Doe


Informação desactualizada? Contacte-nos no botão abaixo.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close